6 de abr. de 2009

Entendendo o problema

Depois de muitas tomografias, ultrassonografias e ressonâcias do crânio. Depois de passar por Pediatras, Neurocirurgião, Neuropediatra e Geneticista tudo foi clareando. Minha pequena é portadora de hidrocefalia (corrigida pela cirurgia), microcefalia e disgenesia do corpo caloso.

HIDROCEFALIA: O líquido cefaloraquidiano (líquor) é produzido constantemente dentro dos ventrículos cerebrais (veja Ventrículos Cerebrais, neste número). Em pessoas normais, o líquor normalmente flui através de vias de um ventrículo ao próximo, e então para fora do cérebro, descendo para a medula espinhal (veja Circulação Do líquído Céfaloraquidiano, neste número). Se as vias de drenagem do líquor forem obstruídas em algum ponto, o fluído se acumula nos ventrículos do cérebro, causando neles um inchaço - resultando na compressão do tecido ao redor. Em bebês e crianças, a cabeça se alargará; em crianças mais velhas e adultos, o tamanho da cabeça não aumenta porque os ossos que formam o crânio já estão completamente unidos.
MICROCEFALIA: A microcefalia pode ser definida como sendo a situação quando o cérebro permanece anormalmente pequeno, sendo fácil reconhecer: o crânio é extremamente pequeno e raramente tem mais que quarenta e cinco centímetros de circunferência quando a criança estiver com um ano e três meses de idade; as fontanelas se fecham prematuramente, não permitindo que o cérebro alcance proporções normais de seu tamanho.Microcefalia é o crânio de tamanho menor que o normal, caracterizado pela desproporção entre a face e a caixa craniana sendo sua configuração peculiar. A redução proporcional das dimensões do crânio, sendo que a circunferência ao nascer já é restrita e aumenta com lentidão, não passando de quarenta e dois centímetros. Um defeito no desenvolvimento do cérebro como um todo, com um perímetro cefálico com menos de três desvios padrões abaixo da média para a idade e sexo. As anormalidades evolutivas e os processos destrutivos que afetam o cérebro durante a vida fetal e os períodos infantis iniciais podem induzir a esse defeito no lactente.
DISGENESIA NO CORPO CALOSO: O corpo caloso está localizado na região mediana do cérebro e faz a ligação entre os hemisférios cerebrais. A disgenesia do corpo caloso é uma anormalidade relativamente comum, somente diagnosticada quando há manifestação neurológica, embora existam casos sem sintomas. Pode ser tanto uma malformação completa ou parcial, quanto estar associada a outras no próprio cérebro ou em outras partes do corpo (face, coluna vertebral, coração e sistema urogenital). As causas são múltiplas, genéticas ou não. Fatores ambientais podem contribuir (substâncias ingeridas na gestação, doenças metabólicas ou de alterações vasculares fetais). O diagnóstico da anomalia é feito por métodos de neuroimagem e é possível a partir da segunda semana de gestação. Um aconselhamento genético poderá ser útil para uma segunda gravidez, mas seria preciso saber antes se a morte da criança está relacionada à malformação mencionada ou a outras associadas.Virtualmente todo o pensamento é formado através da cooperação entre as duas formas de pensar dos dois hemisférios, o que é alcançado com a ajuda de um feixe espesso de fibras nervosas, designado como o corpo caloso. O corpo caloso transporta 4 mil milhões de mensagens por segundo entre os dois hemisférios do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário